quinta-feira, 5 de março de 2009

Bate-Bola: Chorando por um Brinquedo







A cena clássica da criança chateada com os pais porque eles não deram a ela o brinquedo que queria é realmente comum pra qualquer observador, e não precisa nem ser dos bons. Acho que qualquer filho já passou por isso (por mais que tenha um histórico de pimpolho obediente). Espernear, fazer bico, até a corridinha 360° colado no chão à la Homer Simpson está na ficha corrida de qualquer criança da sociedade urbana (e não me venha com essa história de que era compreensivo).

Os pais responsáveis geralmente manterão a postura, mesmo se a decisão de não dar o brinquedo fosse mudar mais tarde "o moleque não pode achar que ganhou a parada só porque se desgrenhou a chorar". Pais bocós menos firmes vão ceder de acordo com a intensidade do barraco promovido pelo sem-vergonha mirim.

Mas não é da atitude dos pais que queria falar. A idéia é analisar a criança chorona, e vermos que temos mais dela do que imaginamos. Já parou pra pensar a quantidade de vezes que (metaforicamente na maioria das vezes) esperneamos, fazemos bico e corridinhas Homer Simpson por coisas que 'queremos por que queremos' e não temos na hora?

A transição da adolescência pra fase adulta nos faz sofrer mudanças profundas, e produz (ou pelo menos deveria) uma visão um pouco mais madura das coisas. Vemos então que pode ser não tão divertido 'ser dono do próprio nariz', que dirigir pode te fazer responsável por um acidente, que obter maioridade te faz vulnerável a prisão, que ter o próprio dinheiro te faz ter as próprias contas, que sair do colégio pra começar faculdade vai ser muito menos 'mágico' do que se imaginava, e que iniciar e manter um relacionamento entre homem e mulher requer mais que 'gostar' de quem está ao lado. Então a população adulta do mundo inteiro parece pronunciar em uníssono aquela miserável expressão em 19827 idiomas e com direito a tecla sap: "Eu te avisei".

Muitas vezes o brinquedo que a criança queria era um daqueles aviõzinhos de controle remoto que ainda não estaria apta apilotar, ou um videogame desenvolvido demais pra sua idade e que geraria frustração por não conseguir jogar, ou simplesmente um brinquedo de qualidade inferior em relação ao que seus pais a dariam num futuro próximo. De vez em quando ainda me pego fazendo escandâlos com Deus pra ganhar meus 'aviõezinhos'. Acho que as vezes eu encho tanto o saco que Ele até me deixa fazer uns test-drives, e consequentemente explodir num poste depois de arrancar a peruca do tiozinho de bengala que passava. Parece que só assim as vezes pra gente aprender.

Pedi tanto uma coisa e acabei quase vendo sua realização outro dia. Não era tempo ainda. Quando me dei conta que estava tão perto de alcançar, senti tanto medo! Um nó no estômago daqueles. Parecia que Ele me olhava com um sarcasmo santo - e dizia: "E aí? Vai encarar ou não tá mais a fim?" E lá se foi meu ego ferido pedir por um band-aid.

Obter maturidade talvez seja saber esperar o tempo certo de ganhar o brinquedo tão obsessivamente desejado. Parar de forçar a barra e entender que certas coisas não vem porque ainda não estamos prontos pra lidar com elas. É um benefício, não uma privação. Acho melhor curtir bastante meus hot-wheels de plástico antes que chegue o tempo de começar a comprar pilhas pro controle remoto.


7 comentários:

  1. Gui, parabens pelo teu blog.
    Não sei..além da criatividade dos ótimos textos e temas, me atraiu porque o que voce falou nesse post principalmente , me trazem a memória muito de mim..
    E me faz parar pra pensar que forçar a barra não adianta mesmo..Tudo tem seu tempo, apressar pra quê ?
    Certeza que vou virar frequentadora daqui..
    compartilhar tuas idéias e teorias.
    Beijao

    ResponderExcluir
  2. Gui, parabens pelo teu blog.
    Não sei..além da criatividade dos ótimos textos e temas, me atraiu porque o que voce falou nesse post principalmente , me traz a memória muito de mim..
    E me faz parar pra pensar que forçar a barra não adianta mesmo..Tudo tem seu tempo, apressar pra quê ?
    Certeza que vou virar frequentadora daqui..
    compartilhar tuas idéias e teorias.
    Beijao

    ResponderExcluir
  3. Guilheeerme

    Parabééns pelo blog
    muuuuito interessante e criativo
    Que me deixo pensativa aqui HUAHHEUHUE
    continue assim :]]

    bjãão

    ResponderExcluir
  4. puxa! o q dizer? q eu ainda dou a voltinha 360º? q eu esperneio muito? e q Deus me deixa bater a cara só pra eu ver o qto sou birrenta e não sei esperar? tapa na cara. pá!

    ResponderExcluir
  5. Paraabéns pelo blog
    beem interessantee se criativo :D
    que Deus te abençoe ;)

    beijos :**

    ResponderExcluir
  6. Isso ali é um Orch?
    Eu ri litros! TADINHO DO MENINO! HAHAHAHAHAHAHAHAHAHA
    Mas, sério, criança mal educada não é comigo. :(
    Por isso prefiro os cachorros! o/
    Beijos, vou add nos meus blogs!

    ResponderExcluir