segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Bate-Bola: Crise de 1ª Idade








Quem diria que antes de chegar aos 40 tantos conflitos pessoais poderiam bombardear a vida de um ser humano tão aparentemente normal hein! Bom, acho que nós jovens não diríamos...
Todo aquele papo dos professores nas - super manjadas - aulas de educação sexual sobre como os hormônios mudariam o comportamento do indivíduo desde a pré-adolescência parece agora ter algum sentido. Se bem que não sei se é justo usar os hormônios o tempo todo como bode expiatório.
Uma série de mudanças dramáticas no modo de pensar, conceber, julgar, sentir, questionar começaram a acontecer em mim desde que ouvi meus tios começarem a me chamar de "aborrecente". Não sei a ligação de uma coisa com outra... Talvez só coincidência...

A vida de um jovem, desde que começa a transição da infância pra vida adulta, é uma verdadeira prova de fogo. Peter Parker e o simbionte alienígena, Dr. Jekyll e Sr. Hyde, Frodo e o Anel de Sauron, Michael Jackson Negro e Michael Jackson Branco, o constante dualismo entre o antigo ingênuo pirralho e o futuro malicioso adulto (isso não foi uma indireta Michael, só tava no script).
De fato, quando os mais velhos dizem que a gente não sabe o que é dificuldade é porque eles se esqueceram da loucura que é estar em processo de metarmofose. Não é só quem tá entrando na meia idade que fica em crise não, creio que a maioria esmagadora da população vai definir o verdadeiro rumo de sua vida nessa fase, e isso meu amigo, é uma baita responsabilidade que só pode resultar em crise!

Era tão chato quando eu era moleque e me perguntavam o que eu seria quando crescer, nunca sabia o que dizer (e morria de inveja de alguns dos meus contemporâneos que já tinham se decidido). Meu pai, tadinho, queria que eu fosse médico. Eu médico!? Não podia nem ver galinha sendo degolada, quanto mais cojitar em entrar numa faculdade de medicina! Ao entrar no ensino médio parecia que o mundo me cobrava com mais intensidade, e o receio de dizer que continuava não sabendo o que 'seria da vida' me preocupava mais ainda. Ah! Mas se fosse pra gente escolher só carreira profissional tava bom demais. Na sequência ainda tem posicionamento político, time de futebol, espiritualidade, estilo musical, marca de automóvel, tribo e por aí vai.

Sem mencionar que uma crise inédita até então, começa e se manifestar agora. A crise existencial. Perguntas como 'quem sou eu?', 'quê é o homem?', 'qual o meu objetivo na terra?', vão latejar na cabeça até tirar o sono. E nesta hora que todo mundo vai querer oferecer uma direção diferente, o maior 'pega pra capá' pra ver quem vai ficar com o calouro que acaba de chegar no mundo real. As informações chegam como um estuprador pra te impor a força a decisão de ser carnívoro ou vegetariano, ou pra te convencer de que precisa ser crédulo ou herético.

Resumindo... É nessa fase que nosso olhos são abertos pra ver que o mundo é um lugar insano.

Meu conselho é: mantenha sua sensatez (se isso ainda for possível), e aperte os cintos pois se você é um jovem, provavelmente está vivendo aquilo que pode ser a pior ou a melhor fase de sua vida. Este espaço servirá pra compartilhar um pouquinho das complicações, pensamentos e reflexões que são comuns em nosso meio. A idéia é ver que apesar de tantas diferenças entre o hippie e o punk, o nerd e o atleta, todos temos questões muito parecidas, e como todo mundo tem um pouco de filósofo e poeta dentro de si, é possível que você se identifique, nem que seja um pouquinho, com essas memórias de uma juventude em crise.

7 comentários:

  1. caro gui. sei bem o que é não ter idéia da resposta pra questão ''o que vc vai ser quando crescer?''...decidi Nutrição aos 14 anos...mas nunca na infância toda tinha parado pra pensar o que eu acharia legal ser quando grande... =)
    adorei o texto! quando li ''peter parker'' lembrei de quando o match gostava dessas coisas...tão bonitinho! tinha um monte de bonequinhos do batman, do homem-aranha... =) fase difícil largar os brinquedos pra começar a levar a sério a vida de adulto...hehe
    bj.

    ResponderExcluir
  2. tá. ainda não li. ANIDA. mas qui vir aqui antes de ir pro trabalho só rap dizer que o layout ficou mááááááááááááára!
    beijobrílian.

    ResponderExcluir
  3. Pô Tody.. vindo de você, me sinto realmente honrado cara. Vi tudo que você a galera do Megafone tem feito utilizando a comunicação via web, e confesso que fui muito inspirado pelo seu trabalho.

    Aguarde, posts bem interessantes estão por vir

    Grande Abraço (a Huge Hug hehe)

    ResponderExcluir
  4. Pois eh Guilherme... realmente essa é uma fase mto complicada da nossa vida rs. Acho que isso depende muito da influencia que a pessoa sofre desde a infancia... Acho que a escolha do futuro de uma pessoa (nas questões profissionais, religiosas, escolha sexual, etc) não se faz num tal momento da vida, mas sim isso faz parte de um processo, que vai se desenrolando gradativamente, na qual o individuo vai descobrindo desde cedo de uma maneira natural aquilo que lhe agrada... O problema é que as influências mudam o tempo todo, e quanto mais tempo passa, mais dúvidas vão surgindo e a pressão pra se firmar uma opinião definitiva tbm aumenta terrivelmente... É por isso que, por exemplo, tem gente que quando vai prestar vestibular, as vezes fica em dúvida entre Direito e Veterinaria rs

    Ah! essa foto que ilustra o blog é mto engraçada... mto boa!rs

    Abração!
    Diogo

    ResponderExcluir
  5. eu consigo enxergar tanta gente aqui no seu texto... e é uma das maiores habilidades de um cara que se põe a escrever, pq é isso o que a gente quer. se achar nos escritos do outro, encontrar identificação, pra ver se no final de tudo acha um antídoto pras mazelas que vive.
    e eu sempre te aplaudo, né? já tá ficando meio chato isso.

    ResponderExcluir
  6. show de bola!!!

    Muito legal Gui!!! Parabéns...

    Adorei a foto do layout!

    Bjooooooo

    ResponderExcluir